logo RCN
Economia

Inadimplência do catarinense caiu pela metade em 12 meses, diz pesquisa

  • EBC -

O número de famílias com contas em atraso em Santa Catarina caiu quase pela metade em 12 meses, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC). Os dados mostram que, em agosto de 2020, 11% das famílias no Estado estavam inadimplentes, contar 5,8% de agosto de 2021.

O percentual de inadimplência de 5,8% em agosto é o menor dos últimos meses. O índice chegou a estar em 10,1% em março, caiu para 9,9% em junho e para 7,6% em julho.

A tendência de redução também atinge aqueles que estão no vermelho e não tem condições de quitar a dívida. Esse volume de famílias correspondia a 5,2% do total em agosto de 2020 e chegou a 2,2% em agosto de 2021.

Também houve queda no número de endividados. Eram 42,4% no ano passado e 36,5% neste ano. A redução é de 5,9 pontos percentuais. Esse é o menor patamar desde 2013.

O endividamento não é necessariamente um dado negativo, segundo a Fecomércio/SC. Para os economistas da entidade, ter dívidas com pagamento em dia pode significar aquecimento do consumo e, portanto, da economia.

A dívida mais comum é a do cartão de crédito. Ela atinge 77,9% dos consumidores endividados. Na sequência estão financiamento de automóveis (44,6%), carnês (32,5%), crédito consignado (21,7%), e  financiamento de residências (21,4%).

Panorama

"O mercado de trabalho formal aquecido e a diminuição do nível de desocupação no Estado reforçou a renda das famílias catarinenses, assim, favorecendo a redução do endividamento", diz a Fecomércio/SC.

Para a entidade, o patamar alto de dívidas com cartão de crédito e com empréstimos consignados pode significar que a inflação está pressionando a demanda por crédito extra, apesar da redução do endividamento.

Por outro lado, o perfil de dívidas mostra um alongamento de prazos, com pagamentos mais a longo prazo, o que pode indicar consumo de bens duráveis, como financiamento de carro e casa. A liquidez do mercado de crédito e os juros reduzidos reforçam essa percepção.



Primeiro dia do Feirão da Inclusão tem boa procura de candidatos Anterior

Primeiro dia do Feirão da Inclusão tem boa procura de candidatos

Acredicoop forma Comitês Cooperativos em três unidades Próximo

Acredicoop forma Comitês Cooperativos em três unidades

Deixe seu comentário